• Home
  • Brasil
  • A tecnologia aliada à solidariedade em tempos de crise

A tecnologia aliada à solidariedade em tempos de crise

A inovação, a criatividade e adaptação sempre fizeram parte da nossa história, isso desde o período da Grécia Antiga, dos tempos de guerras e, claro, dos atuais. Mas o que de fato nos faz inovar e estimular a criatividade?

As grandes crises que o mundo já enfrentou e superou são uma das possíveis respostas. Quando o vento está a favor, costumeiramente, não mexemos nas velas, nem mudamos o sentido do barco, certo? Ficamos na tão falada ‘zona de conforto’. Mas quando o vento muda e o barco sai do sentido, temos que mexer nas velas. E é aí que está o ponto X da questão.

Nós, somente inovamos, criamos e crescemos diante as crises. Sejam elas quais forem. A que vivemos hoje é o melhor exemplo que já existiu, pois está afetando todo o mundo. E a tecnologia está sendo uma das saídas.

Veja alguns exemplos dignos de prêmio que Guilherme Maia, um dos fundadores do aplicativo Colab, listou em um artigo publicado no site falasaojoao.com.

‘Momentos de crise são difíceis, mas eles nos permitem inovar em busca de soluções. E é isso que estou vendo um monte de gente fazer. Algumas ações me deixaram muito impressionado e deu aquele quentinho no coração, sabe? Vou citar apenas algumas delas pra você.

Comunitas

A organização fez uma corrente do bem e conseguiu arrecadar R$ 23,5 milhões, em apenas 4 dias, para doar respiradores aos leitos de UTI de hospitais públicos no estado de São Paulo.

Congresso Nacional

Eles aprovaram um auxílio de R$600,00, durante três meses, para ajudar profissionais autônomos a se manterem durante o período de distanciamento social.

Prefeitura de Mesquita (RJ)

A Prefeitura criou um polo de atendimento para pessoas com sintomas de Covid-19, no qual elas passam por consulta, são medicadas e já saem do local com os medicamentos prescritos pelo médico. Os pacientes também são acompanhados por uma equipe de saúde durante o tratamento, que entra em contato por telefone perguntando sobre seu estado de saúde.

Prefeitura de Santo André (SP)

Na cidade do ABC, a Prefeitura suspendeu as aulas, mas não esqueceu da importância de uma alimentação balanceada para as crianças, por isso começou a entregar a merenda nas casas dos alunos, juntamente com um kit de limpeza.

Prefeitura de Recife (PE)

Minha cidade natal tem inovado bastante também. Foram desenvolvidos aplicativos para a prática de exercícios em casa e para orientação à distância por profissionais de saúde para pessoas com possíveis sintomas, além da criação de mais de 160 novos leitos para pacientes com Covid-19.

Prefeitura de Angra dos Reis (RJ)

O arquipélago de Angra disponibilizou toda a estrutura da Santa Casa para atender pacientes com sintomas do coronavírus. São 100 leitos disponíveis, sendo 40 deles de terapia intensiva.

Prefeitura de Teresina (PI)

A Prefeitura está distribuindo cestas básicas à população que trabalha como autônoma, além de utilizar o Brasil Sem Corona para monitorar os sintomas da população e possíveis surtos da doença.

Brasil Sem Corona

Nós do Colab estamos muito felizes com este projeto. A cada dia que passa, mais pessoas baixam o aplicativo e relatam seus sintomas, gerando dados para o mapeamento de casos e disseminação do Covid-19 no Brasil todo.

Para participar, é simples, rápido e você nem precisa sair de casa: basta baixar o app do Colab no seu celular e responder a consulta reportando seus sintomas.

É muito gratificante ver tantas pessoas se mobilizando para ajudar a sociedade brasileira nesse momento tão difícil e saber que nós fazemos parte desse movimento.

E você, o que tem feito para combater o Covid-19 na sua cidade?’

Veja outros aplicativos que auxiliam na construção de uma sociedade melhor.

Aplicativos dão força aos direitos dos cidadãos

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

70 Comments

Deixe um comentário

UA-161415575-1