• Home
  • Itu
  • Projeto Vamos Brincar em Itu estimula cultura de hábitos saudáveis
InItu

Projeto Vamos Brincar em Itu estimula cultura de hábitos saudáveis

No início do mês de março, no auditório da Prefeitura de Itu, o prefeito Guilherme Gazzola, acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli, da diretora do departamento pedagógico Anna Cristina Tatangelo e Diretoras dos Departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA Célia Rocha e Livia Sousa, apresentaram à equipe de gestores e professores da Rede Municipal de Ensino o Projeto Vamos Brincar.

O objetivo é promover hábitos saudáveis em crianças de idade pré-escolar por meio de conteúdos distribuídos em diversas plataformas midiáticas. Entre os temas educativos estão: atividade física, alimentação saudável, consciência do corpo, cuidado pessoal e autorregulação (capacidade de monitorar e controlar nossos próprios comportamentos, emoções ou pensamentos).

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Gestão do Departamento Pedagógico com o Instituto Femsa, com a organização social Sésamo e com o Instituto Avisa-La. Que, além das atividades listadas acima, também estão previstos pocket shows para crianças e familiares com temas relacionados ao projeto, estimulando hábitos saudáveis com os personagens da Vila Sésamo.

Em entrevista ao Imprensa Aberta, a prefeitura disse que o Projeto Vamos Brincar está no momento das formações das Equipes Técnicas da Secretaria da Educação, Equipe Gestora das Unidades Escolares e professores. Desde o início, toda equipe do Femsa, Sésamo e Avisa-Lá participaram das reuniões on-line com o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação para a reorganização dos cronogramas, alterados pela pandemia.

Formação e Emeis beneficiadas

Há dois meses iniciou-se a formação dos professores com a Equipe Técnica da Secretaria da Educação. No mês passado foi a vez da Equipe Gestora das Unidades Escolares e Professores. Toda formação está acontecendo digitalmente, metodologia definida mesmo antes da quarentena.

As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) que participarão do Projeto são:

Emei Ary Caricatte – Rua Estados Unidos – Bairro Pirapitingui;

Creche/ Emei Madre Teresa de Calcutá – Diácono Júlio César Eymael – Jardim Europa;

Emei Sylvia Covas – Rua Paulo Steiner – Vila Bandeirantes;

Emei Inalda de Souza Lima – Rua Cesário Píres de Camargo – Parque Industrial / Emei Walter Seyssel;

Emei Rosa Gimenez – Avenida Pasquale Iaquinto – Potiguara;

Emei Stella Arruda – Rua das Hortências – Jardim das Rosas;

Emei Abriza Assaf – Rua José Carlos Moreno – Progresso;

Emei Sítio do Pica Pau Amarelo – Rua Olívio Prejante – Vila Roma;

Emei Prudente de Moraes – Avenida Francisco E. Favero – Rancho Grande;

Creche / Emei Mario Macedo Júnior – Avenida Brasil Bernardini – Brasil;

Emei Anthenor Fruet – Avenida Lua – Jardim Novo Mundo;

Emei Padre Chico – Rua Cleto Fanchini – Vila Cleto;

Emei José Motta – Rua Oswaldo Teixeira da Silva – Vila Martins;

Emei Maria de Lourdes Bazanelli Spinardi – Henrique Bazanelli – Jardim dos Ypês;

Emei Maria Antonia Luporini Sampaio – Rua Paula Souza – Centro;

“É importante quando se fala em benefícios para as crianças, dos eixos da consciência do corpo, do cuidado com ele, da questão da alimentação saudável, lavar as mãos, tudo isso que será falado sobre higiene durante o projeto. Na medida que a criança fica protagonista e consegue com o projeto estabelecer esse protagonismo, essa autonomia, ela leva isso para a família e isso vai se expandir e vai ter benefício para o cidadão”, comentou Anna Cristina Tatangelo, diretora do departamento pedagógico. *Aspas do site da Prefeitura

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

Deixe um comentário

UA-161415575-1