• Home
  • Itu
  • Ações sociais de ONGs, empresas, instituições e dos próprios moradores tornaram o Dia das Crianças inesquecível no bairro Liberdade em Itu
InItu

Ações sociais de ONGs, empresas, instituições e dos próprios moradores tornaram o Dia das Crianças inesquecível no bairro Liberdade em Itu

Pelo terceiro ano consecutivo, os moradores do bairro Liberdade, localizado na Estrada Velha (que liga a cidade de Itu a de Salto), organizaram um evento em comemoração ao Dia das Crianças com atrações diversas: pula-pula, piscina de bolinhas, músicas ao vivo, comes e bebes (lanches, salgadinhos, doces, refrigerantes) e histórias bíblicas infantis.

A comemoração aconteceu no próprio bairro e contou com a colaboração da Prefeitura de Itu, de algumas empresas, instituições e ONGs: Instituto Maat, Barber Shop, Insanos Brasil, Projeto Educa Liberdade, ONG Não Posso Me Calar, Pátria Nossah, Movimento Popular Maria Geruncia de Jesus, Mancha Verde Salto. Além da participação da Igreja Pentecostal de Jesus Cristo.

Logo na entrada da comunidade – agora conhecida como Loteamento Monte Sião – via-se algumas crianças correndo e se divertindo. Mais à frente, começavam as atrações, as mesmas listadas acima. As crianças esperavam ansiosas nas filas para aproveitar ao máximo cada brinquedo. Após a chegada da reportagem do Imprensa Aberta alguns carros entraram na comunidade e, de pronto, as crianças correram em direção, muito curiosas para saber qual atração chegava ou o que iriam ganhar.

Era o grupo do Movimento Mancha Alvi Verde, de Salto. Eles levaram lanches, refrigerantes, doces e kits com brinquedos variados. Foi a alegria delas! Esta foi a primeira visita do grupo na comunidade, mas fazer ações sociais está incutido neles. Confira aqui

O Clube de Motoqueiros Insanos MC / Divisão Itu e Lokas MC – também foram alegrar o Dia das Crianças da comunidade levando brinquedos e o mais importante, interagindo com elas.

A fundadora e presidente da ONG Não Posso Me Calar, Christiane Loschiavo, falou brevemente, no início do dia, sobre a instituição, suas conquistas, além de parabenizar a iniciativa da comunidade para a realização do evento.

Exemplo de União e Solidariedade

Por ser uma comunidade composta por famílias de baixa renda, os moradores se unem e se ajudam, cada um como pode. Alguns cozinham, fazem bolos, outros ajudam na organização, aqueles ‘ficam de olho’ nas crianças, estes abrem as portas da casa para receberem as doações, o ‘Sr. João’, que tem um bar, doa refrigerantes e fornece guardanapos quando precisa, enfim, a união é vista e sentida de imediato.

Até mesmo as crianças ajudam! Prova disso foi quando uma moradora levava diversas garrafas de refrigerante em um carrinho de mão – percebia-se que, além de pesado, era difícil conduzir pelo chão de terra – daí três crianças ou mais, entre 5 e 8 anos, começaram a carregar as garrafas, e detalhe, duas por vez. Um exemplo para todos!

Outra atração que agradou bastante a criançada foi a aula de dança, de balé e a pintura facial que o Instituto Maat ofereceu. Veja aqui.

De acordo com a coordenadora da Associação de Moradores, Jailma Borges, a comemoração do Dia das Crianças foi até às 21h e terminou de forma bem tranquila.

A moradora Ana é um dos exemplos de união, auxílio, solidariedade

A Jailma abriu as portas da casa e recebeu as doações

Para a alegria das crianças

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

88 Comments

Deixe um comentário

UA-161415575-1