• Home
  • Itu
  • Santa Casa de Itu celebra Dia Nacional de Doação de Órgãos em Roda de Conversas
InItu

Santa Casa de Itu celebra Dia Nacional de Doação de Órgãos em Roda de Conversas

Intuito do evento é conscientizar a população da importância da doação de órgãos e incentivá-la

Hoje, dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Dia em que o intuito é conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, desmistificar preconceitos, esclarecer dúvidas, aumentando o número de doadores.

O estímulo de conversas entre familiares e amigos, nas empresas e escolas através de palestras são alguns dos caminhos para a conscientização e diminuição da relutância e medo dentro das famílias e na sociedade como um todo.

O Brasil possui um dos maiores programas públicos de transplantes do mundo, entre eles: Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Central Nacional de Doadores de Órgãos e a Lei 14.722 – Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

Apesar de ser líder global em transplantes de órgãos, tecidos e células, a fila de espera de transplante no País ainda é grande. Vale destacar que o SUS (Sistema Único de Saúde) financia cerca de 95% das operações.

Em celebração a esse dia a equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa de Itu realizou ontem (26), uma ‘Roda de Conversas’ em suas dependências. O encontro reuniu diversos profissionais de segmentos variados como médicos(as), enfermeiros(as), psicólogos(as), fisioterapeutas, nutricionistas, membros do administrativo e almoxarifado.

A ‘Roda de Conversas’ trouxe ainda duas pessoas que passaram por todo processo de transplante e compartilharam suas vivências: Leticia Andrade, transplantada do coração, e Diogo, transplantado do rim.

O evento faz parte da campanha Setembro Verde e enfatiza que “A doação de órgãos é um ato de amor que transcende a própria vida” e já está na agenda anual da Santa Casa.

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

UA-161415575-1