• Home
  • Curiosidades
  • Alagoano Marcos Ximendes é estrela internacional do Futebol Freestyle

Alagoano Marcos Ximendes é estrela internacional do Futebol Freestyle

Já ouviu falar da modalidade de Futebol Freestyle?

O Futebol Freestyle consiste em fazer acrobacias com a bola, usando diferentes partes do corpo como cabeça, pé, coxa, calcanhares, ombros, nuca entre outras. O interessante desse esporte são as manobras, também conhecidas como tricks, e podem ser feitas em pé, sentado, e até deitado.

O Freestyle envolve criatividade e muita habilidade, não há limites, a ideia é criar novas jogadas unindo controle, equilíbrio, agilidade e dificuldade, utilizando o corpo todo em interação com a bola. A vantagem dessa prática é que pode ser feita em qualquer lugar, basta uma bola.

Esse esporte ganhou visibilidade e importância a partir de 2005, com influências de Maradona e também pelas propagandas e campanhas publicitárias feitas pelos jogadores Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Robinho, entre outros que tiveram grande repercussão na mídia.

É um jogo que vem se desenvolvendo rapidamente e está ganhando espaço, se consolidando como uma brincadeira de alto nível e ganhando novos praticantes a cada dia. Devido a esse rápido crescimento nos últimos anos, o Futebol Freestyle já tem até uma federação internacional, conhecida como F3, fundada em 2009 para representar o jogo, e hoje conta com a inscrição de 80 países em todo o mundo. No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol Freestyle (CBFF) foi fundada em 2010.

Em 2011 foi realizado na cidade de Kuala Lumpur, em Singapura, o primeiro campeonato mundial realizado pela Federação Internacional de Futebol Freestyle com 16 atletas de várias partes do mundo.

Freestyle no Brasil

O Freestyler Marcos Paulo Ximendes, de 29 anos, amante do futebol tradicional desde a infância, e praticante da modalidade há mais de 10 anos, disse ao Imprensa Aberta que conheceu e tomou gosto pelo esporte assistindo vídeos pela internet.

Natural de Maceió (AL), hoje residente de Praia Grande (SP), Marcos já teve suas acrobacias e habilidades registradas em cinco diferentes canais, entre eles a Globo.

Apesar dos seis campeonatos brasileiros já ocorridos desde 2010, o alagoano diz que o objetivo dele é outro: “Meu objetivo não é competir, nem ser melhor que ninguém, é servir de exemplo, inspiração e incentivo para todos que amam futebol”.

Assista a outras manobras de Ximendes: Info / News Las Vegas / Jornal é Agora / Primeira Edição.

Instagram

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

Deixe um comentário

UA-161415575-1