• Home
  • Saúde
  • Anticoagulante Heparina reduz dificuldades respiratórias em casos avançados de Covid-19

Anticoagulante Heparina reduz dificuldades respiratórias em casos avançados de Covid-19

Desde o final do mês de março, pesquisadores do Hospital Sírio-Libanês tem testado o anticoagulante Heparina em pacientes com sintomas avançados do Covid-19 e os testes têm mostrado bons resultados.

Testado em 27 pacientes com comprometimento respiratório-pulmonar, mais da metade, 56%, teve alta em quatro dias.

Por enquanto, cientistas e pesquisadores entenderam que o novo coronavírus causa uma ‘tempestade’ de citocinas (emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes) que ativam coagulações, levando à trombose (bloqueio do fluxo sanguíneo que causa inchaço e dor).

Em entrevista ao UOL, a pesquisadora e pneumologista do hospital Sírio-Libanês, Elnara Marcia Negri, explicou: “O que passamos a entender é que o vírus entra pelo epitélio respiratório (mucosa que se estende da cavidade nasal até os brônquios), agride-o e deixa os brônquios e os alvéolos com a membrana exposta, criando algo parecido com um machucado. Isso faz o corpo querer estancar a ferida, e a resposta do organismo é a coagulação, entrando em estado de hipercoaguabilidade, que na verdade, não resolve o problema”.

Elnara e o grupo de estudo pretendem utilizar a Heparina em mais pacientes para criar um guideline (manual) de como usar o anticoagulante e também para diminuir a necessidade da ventilação mecânica. Ela lembra que cada caso tem de ser analisado individualmente.

Veja outras notícias sobre o uso da Heparina: Correio Braziliense / SBT

O anticoagulante inibe o bloqueio do fluxo sanguíneo

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

60 Comments

Deixe um comentário

UA-161415575-1