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Ao Vivo de Itu para o Mundo

A Estância Turística de Itu almeja ser uma referência nos Festivais de Música Popular Brasileira. Com iniciativa da empresa Conectha21, o Itu Musical é comandado pelo curador César Benedito Calixto.

Com experiência na área, César Calixto já participou da produção geral de 10 edições consecutivas do Encontro da Música Popular Brasileira do Circuito das Águas e foi diretor das edições 11 e 12 . Apresentou dezenas de outros festivais no Estado de São Paulo e realizou o Serra Musical (nos meses de julho de 2003 e 2004, nas temporadas de inverno de Serra Negra-SP).

Calixto também criou e produziu o São Paulo Musical para a SPTuris, realizado na zona leste da cidade de São Paulo, no ano de 2006. Conhece profundamente o circuito nacional dos festivais de MPB; os produtores; os músicos e intérpretes premiados por todo o país.

Por seus festivais já passaram nomes como Zé Alexandre (recentemente cantor vencedor do THE VOICE+), Sérgio K. Augusto, Márcia Tauil, Eduardo Santhana, Bilora dentre outros.

César Calixto ressalta que o Itu Musical é uma oportunidade para fomentar e despertar talentos em Itu e em todo o Brasil.

INSPIRAÇÕES

Itu foi palco de grandes nomes da história da música do Brasil.

Com tradição em música Sacra, música Marcial , em Sarau e Seresta, a longo de quase 400 anos de existência, inúmeros Mestres de Capela, cantores, instrumentistas e compositores passaram por Itu. Entre os quais, é possível destacar Miguel Dutra (1812 – 1875) – escreveu música sacra e música de salão, além de hinos comemorativos; Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) – importante compositor e regente, nasceu em Itu ; Tristão Mariano da Costa (1846 – 1908) – professor, compositor, vereador e escritor, nasceu e morreu em Itu; José Mariano da Costa Lobo (1857 – 1892) – prodigioso compositor aos dezenove anos; Tristão Mariano da Costa Júnior (1880-1935) – foi um dos maiores compositores ituanos no século XX; Padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819) – viveu em Itu desde os 17 anos, foi compositor, intérprete, mestre de capela e cantor, além de pintor, escultor, arquiteto e construtor.

HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS

Os festivais de música tiveram seu auge nos anos 60. Além de descobrir novos talentos, serviam para protestar contra o Governo Militar. Na música, surgiram canções de conteúdo político e social, que chegavam a uma grande parcela da população, devido, principalmente, à participação desses músicos e canções nos festivais realizados pelas emissoras de televisão. O primeiro festival de Música Popular Brasileira aconteceu em 6 de abril de 1965.

Ao falar em música brasileira da década de 60 deve-se pensar em quatro gêneros: Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália e MPB. Esses gêneros, por sua vez, eram divididos em dois grupos: os “alienados” – Jovem Guarda e Bossa Nova; e os “engajados” – MPB e Tropicália. Destaques para o grupo Os Mutantes e cantores como Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Chico Buarque de Hollanda.

ITU MUSICAL- INSCRIÇÕES GRATUITAS

As inscrições devem ser realizadas diretamente no site do festival (www.itumusical.com.br) e estarão abertas até o dia 30 de setembro para todo país.

Para participar, os compositores deverão inscrever canções inéditas e autorais inspirando-se no tema proposto: “O que a pandemia provocou nas pessoas, na sociedade e na forma de vivermos? Que novas atitudes ficarão a partir de uma retomada; que velhos hábitos serão esquecidos; que tempo é esse que está chegando?”. Um diferencial é que os artistas da região, em um raio de 50km de Itu, têm um incentivo especial. Serão oito vagas preferenciais abertas para os inscritos dessas cidades.

Um corpo de jurados composto de músicos e especialistas irá selecionar as 32 melhores composições inscritas, que serão apresentadas nos dias 25 e 26 de novembro, no Novotel Itu, em um auditório especialmente construído. As apresentações serão transmitidas ao vivo e “online” pelo YouTube no canal do festival.

Nas duas noites de apresentações, um corpo de jurados composto por cinco convidados, todos com reconhecida atuação na área musical, estará presente no local e acompanhará ao mesmo tempo que o público a performance de todas as canções concorrentes.

No dia 26, após a última apresentação, acontecerá um show com um artista especialmente convidado. Logo após, serão anunciados os prêmios aos melhores classificados:

1º lugar: R$ 5.000,00; melhor intérprete feminina: R$ 2.000,00
2º lugar: R$ 3.500,00; melhor intérprete: R$ 2.000,00
3º lugar: R$ 2.500,00; melhor letra: R$ 2.000,00
4° Lugar: R$ 1.500,00
5° Lugar: R$ 1.000,00

*os cinco primeiros colocados também receberão prêmios da Giannini Instrumentos Musicais.

Até o momento, o Itu Musical já tem o patrocínio das empresas: Colégio Anglo de Itu e Salto, Giannini Instrumentos Musicais, Cervejaria Exagelada, Kia Motors, Lila Antiquários, Novotel Itu, Plaza Shopping Itu , Rizzo, Secon e Senpar.

FESTIVAIS: EMPREENDIMENTOS CULTURAIS DE SUCESSO

São realizados cerca de 1.000 festivais de músicas em todo o país por ano, segundo pesquisa realizada pelo Sympla/data sim. São eventos diversificados, nos quais a produção musical independente, que não tem espaço nas emissoras de rádio ou televisão ou em veículos da grande mídia, pode ser apreciada e difundida. Além do incentivo à cultura nacional, os festivais de música viabilizam a chamada economia criativa, fortalecendo uma vasta rede de profissionais que envolvem músicos, produtores, técnicos e artistas de diversos segmentos.

A difusão cultural através destes eventos abre portas para novos compositores e intérpretes, muitas vezes, sendo a única forma disponível para a produção independente e o início da trilha para que as mídias sociais possam multiplicar novos trabalhos.

Festivais como o Fenac (Minas Gerais – 54 anos), Fampop (Avaré/SP-38 anos), MPB Ilha Solteira (Ilha Solteira-45 anos) são alguns exemplos de festivais de grande sucesso e consolidação desta proposta de economia criativa, tornando agora suas iniciativas viabilizadas através dos formatos online, com transmissão ao vivo, e contribuindo para que um público ainda maior seja alcançado.

Veicular uma marca a esta iniciativa de cultura e arte certamente contribui com a indexação de bons valores sociais, ampliando os valores empresariais. Há o significado de apoiar e participar da vida destes profissionais e da própria arte que tem vivido momentos difíceis há mais de um ano.

Contato:

Palmira Santos – Relações Públicas
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