• Home
  • Itu
  • Após quatro dias intensos, W2C termina com expectativas superadas e homenagem
InItu

Após quatro dias intensos, W2C termina com expectativas superadas e homenagem

O World Combat Conference (W2C) chega ao fim e supera as expectativas dos organizadores e participantes.

Nos dois últimos dias do maior evento de segurança pública e combate urbano da América Latina os profissionais passaram por treinamentos táticos e estratégicos com uso de armas de fogo de calibres diversos. Por se basearem em movimentos rápidos e contínuos, além de altas descargas de tiros, mais de 90% das clínicas ocorreram em campo aberto (outdoor), no ‘Parabalas’ (termo utilizado nos estandes de tiro).

Entre segunda (6) e terça-feira (7), a movimentação dos participantes se intensificou, afinal, os conteúdos teóricos absorvidos anteriormente, nada valeriam se não houvesse a prática. E, queira ou não, esse era o momento mais esperado por todos: instrutores, profissionais que vieram de todas as regiões do país e até das equipes da ArmaLite e do evento (staff).

Instruções Pré-Prática

O dia-a-dia dos policiais civis, militares e federais exigem muito do físico / tático, estratégico e do mental deles, independentemente da região ou ambiente em que atuam, em razão disso, antes de iniciarem as práticas, os instrutores conversavam intensamente com os ‘alunos’ sobre como prepararem o emocional diante as ações nas ruas. A forma de abordar as pessoas, o respeito, a análise da linguagem corporal e a necessidade ou não de iniciar um confronto físico ou empunhar uma arma.

Na maioria, para não dizer em todas as oficinas, participantes e instrutores, unidos, faziam uma oração pedindo auxílio, harmonia e proteção. Afinal, mesmo em ambientes controlados, quando envolve armas, sempre há riscos. Momentos de muita emoção e entrega.

Esse vídeo resume e exemplifica muito bem a questão das conversas e da oração.

Nos quatro dias de evento não foi relatado nenhum acidente ou ferimento.

Treinamentos nos dias 6 e 7 de setembro

Por ser a parte mais desejada e de maior adesão de todo o evento, nestes dois últimos dias as disciplinas foram as mesmas, assim, um mesmo profissional conseguia participar de quatro ou mais treinamentos.

O cronograma foi dividido dessa forma:

Dia 6 – Manhã e Tarde

Parabala 01 – Operador de Fuzil – Tiger Tactical

Parabala 02 – Instructor Development – Dale McClellan

Parabala 03 – Táticas Urbanas – Paulinho César e Barreto

Parabala 04 – Proteção Balística para Grupos Táticos – Cel. Péricles de Matos

Parabala 05 – Combate Veicular – Bruno Salles

Parabalas 06 – Bilateral Gunfighter – Rigo Durazo

Parabala 07 – Manuseio Avançado de Armas de Fogo – Rich Graham

Parabala 08 – CQB (Close Quertes Battle) – Combate a curta distância (em português) – Scorpions Tactical

Auditório – Tecnologias e Dispositivos de Combate em Baixa Visibilidade – Robson Moreira

Sala Tem – Combate com Facas – Felipe Rodrigues

Sala Glock – A rede de terror no Brasil. Como grupos extremistas estão operando no Brasil e seus laços com o crime organizado local – Henry Tkacz

Sala Surgeon – A Ciência da Segurança , Ontem e Hoje – Sandro Meneses

Sala ArmaLite – APH (Atendimento Pré-Hospitalar Tático) de Combate – Mariusz Urbaniak / Sérgio Maniglia

No dia 7, nos dois períodos, houve apenas duas alterações no cronograma em relação ao dia anterior. No auditório, o tema foi ‘Suporte Tático da Inteligência em operações especiais em áreas urbanas de alto risco, com geometrias variáveis’, com o instrutor Gianpiero Spinelli. Já a clínica APH de Combate não aconteceu.

Homenagem

O último dia do W2C coincidiu com o Dia da Independência, por isso o organizador do evento, João Sansone, prestou uma homenagem a todos e todas que escolheram ficar e se aprimorar.

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

Deixe um comentário

UA-161415575-1