Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos – apresentadores do Jornal Nacional da TV Globo – foram intimados pela Polícia Civil e terão de comparecer à sede da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática), localizada no bairro Benfica (Zona Norte do Rio de Janeiro) até amanhã, dia 09/12.
A intimação, feita pelo delegado Pablo Dacosta Sartori, se deve à desobediência a uma decisão judicial que vetou a publicação de notícias sobre o desvio de verbas parlamentares de Flávio Bolsonaro (Republicanos), quando o mesmo era deputado estadual.
Se os jornalistas não se apresentarem no local sem justificativa serão penalizados pelo ‘crime de desobediência’, previsto no artigo 330 do Código Penal.
O pedido de censura partiu dos advogados de Flávio Bolsonaro, hoje senador, e aceito pela juíza Cristina Feijó, da 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
Veja todos os detalhes na reportagem do UOL – publicada no Portal Imprensa.
**Opinião deste veículo
A Constituição Federal veta qualquer tipo de censura. No Artigo 5º, item XIV, os dizeres exemplificam muito bem – ‘é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional’. Ainda no Artigo 5º há diversos outros itens que defende o direito às informações, os direitos são maiores quando se trata de servidores públicos.