Goldwasser Neto, cofundador da plataforma de gestão financeira Accountfy, também recomenda parcimônia no uso dos investimentos conquistados
“Os desafios de 2023 devem gerar um impacto em receita e também em fontes de financiamento como novas dívidas ou captação de recursos com investidores”, afirma Goldwasser Neto, cofudador e CEO da plataforma de gestão financeira Accountfy. Esse prognóstico se junta às muitas notícias de startups ajustando investimentos, demitindo em massa e revendo seus planos de crescimento.
Segundo Neto, o cenário internacional será conturbado com guerras, inflação global, mudanças significativas nas estruturas de produção e distribuição do petróleo, entre outros. “Já o ambiente econômico brasileiro está bastante incerto. Embora tenhamos bons indicadores econômicos no final de 2022, a falta de definição e clareza na condução da política econômica e gestão fiscal pode causar instabilidade econômica, política e afetar a confiança nos agentes econômicos.”
Essa insegurança poderá impactar decisões de consumo e investimento por parte de empresas e investidores financeiros. Goldwasser sugere que as empresas sejam conservadoras na gestão de despesas e do caixa, além de controlar o orçamento de forma bem próxima, pois o cenário pode mudar a todo tempo e decisões precisarão ser tomadas rapidamente. “Outra recomendação é, caso tenha capacidade de levantar recursos, não desperdice. Mesmo com custos mais altos no momento, a liquidez confortável é muito bem-vinda e além da segurança financeira, pode ser utilizada para aproveitar boas oportunidades que irão aparecer durante o ano”, diz.
Para garantir que o orçamento e o planejamento aguentem todas as incertezas e possam ser moldados de acordo com as eventualidades, o uso de novas tecnologias tende a gerar ganhos na otimização de despesas além de agregar em confiabilidade de precisão. “Em um ambiente desafiador, todas essas características são bem-vindas”, afirma Goldwasser. “Nunca é tarde para elaboração do planejamento financeiro bem como adoção de novas tecnologias. Quem é estruturado já fez todo o planejamento financeiro e já tem a modelagem em algum lugar.”
Sobre o Accountfy
O Accountfy é uma plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa que segue uma metodologia criada por especialistas em finanças. Fundada em 2017 por Goldwasser Pereira Neto e João Mano, a empresa recebeu um investimento inicial da Redpoint Eventures no valor de US$ 4,2 milhões e, em uma primeira rodada, US$ 6,5 milhões da Redpoint Eventures e da HDI Seguros. Desde seu lançamento, facilitou a rotina do departamento financeiro de mais de 500 grupos econômicos e conta com mais de 170 colaboradores. A empresa está presente na América Latina e Estados Unidos.
Contatos da assessoria
Tamer Comunicação Empresarial
Ana Carolina Saito
ana.saito@tamer.com.br
(11) 99122-1980
Cleide Gonçalves
cleide.goncalves@tamer.com.br
(11) 99711-3300
Andreza Oliveira
andreza.oliveira@tamer.com.br
(11) 96968-5403