Ponte Guilherme de Almeida alcança novo marco com “beijo” da estrutura no sentido Leste
Última concretagem das aduelas no lado Leste finalizou dia 23, consolidando a junção dos dois lados da ponte e completando o tabuleiro estrutural das duas frentes.
As obras da nova Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, alcançaram mais um marco histórico com a concretagem da aduela de fechamento do vão central no sentido Leste (capital). A atividade simboliza o chamado “beijo” da estrutura, momento em que os dois lados da ponte se encontram e formam o tabuleiro principal.
Essa etapa representa um avanço importante na execução das obras de implantação das pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), no trecho entre os km 22 e 27. O “beijo” do lado Oeste já havia ocorrido no mês de agosto, consolidando a primeira frente da ponte. Agora, com a concretagem no sentido Leste, as duas estruturas passam a ter seus tabuleiros principais completamente fechados, restando apenas as aduelas dos vãos adjacentes, com previsão de conclusão para janeiro de 2026.
Ao todo, já foram executadas 65 aduelas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. Cada uma das pontes será composta por 69 aduelas, incluindo peças de partida e fechamento. O fechamento dos vãos centrais é uma das etapas mais complexas da obra, pois envolve alto grau de precisão técnica e construtiva.
Com essa etapa, a ponte avança para se consolidar como o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina, reforçando a relevância do empreendimento para a mobilidade da região metropolitana de São Paulo. A previsão é que a integração com as novas marginais da Castello Branco ocorra em março de 2026, quando terá início também a etapa de pavimentação.
Mais informações e atualizações, acesse:
rodovias.grupoccr.com.br/obras-ccr
Em caso de dúvidas envie e-mail: ouvidoriaviaoeste@motiva.com.br
Assessoria de Comunicação ViaOeste
E-mail Corporativo: imprensa.rodovias@motiva.com.br
Plantão de Jornalismo
(11) 99940-8526



