• Home
  • Cidades
  • Conselho da Região Metropolitana de Sorocaba tem Herculano como presidente

Conselho da Região Metropolitana de Sorocaba tem Herculano como presidente

O Conselho da RMS é o órgão máximo de deliberação e planejamento regional

No dia 11 de dezembro do último ano, o prefeito de Itu, Herculano Passos foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A decisão se deu na 39º reunião do colegiado, ocorrida virtualmente. A condução da mesma foi feita pelo diretor executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), Leodir Ribeiro.

A reunião foi composta pelos prefeitos dos municípios que compõem a RMS. Esses são responsáveis pela deliberação da nova mesa diretiva. A aprovação da chapa do prefeito Herculano foi unânime, afinal foi a única inscrita. O vice-presidente é José Carlos Quevedo, prefeito de Araçoiaba da Serra. Guto Issa, prefeito de São Roque, foi presidente da última gestão.

No encontro virtual, Herculano disse: “É uma grande responsabilidade conduzir o Conselho. A Região Metropolitana de Sorocaba está entre as mais expressivas do Estado e do país, e temos muitos desafios pela frente. Conto com o apoio de todos para que possamos trabalhar de forma integrada e promover avanços importantes para toda a região.

O que é o Conselho?

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é o órgão máximo de deliberação e planejamento regional, composto por prefeitos dos municípios, representantes do estado e legisladores, com o papel de orientar investimentos e políticas públicas para saúde, mobilidade, desenvolvimento urbano, meio ambiente e segurança, coordenado pela Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM) para promover o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida na RMS.

Quais são as funções?

Planejamento e Deliberação: Define prioridades de ação, investimentos e recursos para políticas públicas de interesse comum na RMS.

Articulação: Busca soluções para problemas comuns, integrando esforços entre municípios e o Estado.

Foco Temático: Atua em eixos como saúde, mobilidade, desenvolvimento urbano e econômico, meio ambiente e segurança pública.

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente.

UA-161415575-1