A prefeitura de Itu inaugurou na última terça-feira, 13, a Farmácia Central, cujo objetivo é facilitar a busca de remédios por parte da população, evitando a ‘peregrinação’ daqueles que necessitam, segundo a secretária municipal de Saúde, Janaína Guerino de Camargo.
Inicialmente, a Farmácia Central vai atender 38 mil pessoas ao mês, representando 0,22% da população de Itu. Atualmente, o atendimento acontece na Avenida Octaviano Pereira Mendes, 663, porém, no próximo mês, estará em outro endereço, ainda não divulgado.
Além de gerenciar e controlar o estoque dos medicamentos, este centro conta com farmacêuticos que fracionam os remédios de acordo com a necessidade de cada consumidor, com isso o desperdício é reduzido a quase zero. A equipe também está preparada para compatibilizar o medicamento, isto é, trocando pelo genérico, menos custoso para a população. Outra questão positiva é que a mesma droga não poderá ser retirada mais de uma vez pelo mesmo consumidor, quando não houver a devida necessidade.
Um ponto que precisa de atenção é quanto ao desabastecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Postos de Saúde. Se a intenção da Farmácia Central é ‘evitar a peregrinação’ das pessoas que buscam seus respectivos remédios, aqueles que residem próximos às UBS e que têm a facilidade de retirar nesses locais, talvez tenham que se deslocar até o centro da cidade para adquirir os mesmos.
A Imprensa Aberta vai ouvir a secretária municipal de Saúde e o prefeito para certificar que essas unidades de saúde não sejam prejudicadas. Até a próxima semana teremos uma resposta. Nos acompanhe.