A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou, no dia 04 de dezembro, o Título de Cidadania Ituana ao senhor Guilherme Soricillo Bünger
Nascido em São Paulo, Guilherme é empresário e reside em Itu desde 2021. É frequentador assíduo da Câmara e já contribuiu para a elaboração de leis municipais. Participou do mapeamento das árvores Spathodea Campanulata na cidade, evidenciando sua preocupação com a preservação ambiental. É membro estudante da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Itu e Secretário do partido PL municipal.
Prestigiaram a solenidade a vereadora e autora principal da honraria, Maria do Carmo Thomaz Piunti, que presidiu a sessão solene; o deputado estadual Rodrigo Moraes; o vereador e coautor da propositura Eduardo Ortiz, o ex-prefeito Lázaro José Piunti; o vereador eleito para a legislatura 2025-2028, Moacir Cova, o presidente da UND, José Geraldo Pereira Quartim Barbosa, além de amigos e familiares do homenageado.
Ao longo deste ano, quatro projetos de lei foram aprovados. Todos com a elaboração e colaboração de Guilherme Bünger.
Entre eles:
– Lei da Diabetes: Lei 2614/2024;
– Projeto de Lei: PL 38/2024
– Lei das abelhas: Lei 2662/2024
– Indicação Cidadão Ituano: PDL 21/2024
– Lei dos Garis: Lei 2669/2024
Em entrevista, o agraciado revelou que a presença da população ituana nas sessões é “pífia, quase inexistente”. “A gente pode dizer que algo como meia dúzia ou, uma dúzia de pessoas têm o hábito de assistir através do canal da Câmara Municipal no YouTube“.
Ele ressalta que o horário das sessões – a partir das 16hs – não favorece os cidadãos, pois estão trabalhando. As sessões extraordinárias de audiências públicas são ainda mais inviáveis. Acontecem entre 08h e 11hs da manhã. Essas últimas, na maioria das casos, tratam de temas de maior importância para a sociedade. Bünger se diz esperançoso para que a “nova legislatura dê abertura para que outros cidadãos possam exercer, na plenitude, a cidadania”.