No Prêmio Top Destinos Turísticos do estado de São Paulo deste ano, a cidade de Itu está concorrendo em três categorias: Turismo Cultural, Parques Temáticos e Turismo Religioso.
O Prêmio reconhece e valoriza as cidades paulistas que investem no turismo como gerador de desenvolvimento econômico, social e cultural. Em sua 7ª edição, o prêmio promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela Skål Internacional São Paulo é considerado o mais importante selo de reconhecimento aos municípios que fortalecem o setor, estimulam o sentimento de pertencimento e promovem o bem receber.
A ‘disputa‘ se divide em 16 (dezesseis) categorias e 97 municípios estão concorrendo.
Pontos que favorecem Itu para a conquista do Prêmio
Conhecida nacionalmente como a “Cidade dos Exageros”, título que ganhou popularidade através do humorista Simplício, no programa A Praça da Alegria da extinta TV Tupi, Itu combina tradição e hospitalidade com uma estrutura completa de lazer e descanso. O município oferece desde museus, igrejas históricas e fazendas turísticas, até áreas de camping, pousadas e hotéis fazenda prontos para receber visitantes.
Itu é também chamada de “Roma Brasileira”, por abrigar importantes monumentos barrocos que fazem parte do turismo religioso ituano, como a Matriz de Nossa Senhora da Candelária (1780), a Igreja do Bom Jesus, o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus (1765), a Igreja e o Colégio de Nossa Senhora do Patrocínio (1820), entre outros templos históricos.
Na área cultural, destacam-se o Museu Republicano, palco da histórica Convenção de Itu (1873), que lançou as bases do Partido Republicano Paulista; o Museu Asas de um Sonho, que retomou suas atividades no complexo Fábrica São Pedro, com um dos maiores acervos de aviação do país; e o Ateliê Kobra, espaço do muralista internacional Eduardo Kobra, aberto à visitação e dedicado à democratização da arte e da cultura.
A votação é realizada por este link.
Veja a publicação da Prefeitura de Itu.



