• Home
  • Itu
  • Mudanças nas faixas de pedestres em rotatória confundem pedestres e motoristas
InItu

Mudanças nas faixas de pedestres em rotatória confundem pedestres e motoristas

Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Itu iniciou o apagar das duas faixas de pedestres que davam acesso à rotatória próxima ao Plaza Shopping que era e, ainda é, utilizada por muitos moradores dos bairros São Luiz e Jardim Paraíso I, além das pessoas que transitam pela região.

Segundo a comunicação da prefeitura, o Departamento de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e Rural apagou as faixas pois a ‘função de uma rotatória é ordenar o trânsito e ela é dinâmica, isto é, não pode parar’. Agora as faixas de pedestres vão circundar a rotatória que ‘proporcionam mais segurança aos usuários’.

Mesmo antes das faixas serem apagadas já havia muito risco de atropelamento e de acidentes diante a redução da velocidade dos motoristas. Apesar da alteração, os pedestres continuam a usar o antigo trecho, agora com risco muito maior.

O Departamento de Trânsito e Transportes vai realizar a pintura de faixas circundando toda a rotatória, com o intuito trazer mais segurança aos usuários. Porém os mesmos ainda não se habituaram e muitos não aprovaram as mudanças. Alguns dizem que é mais seguro atravessar a rotatória do que fazer a volta, outros afirmam que leva muito tempo.

A imagem abaixo é a rotatória em questão. As marcações em amarelo são as faixas de pedestres antigas – que foram apagadas. As marcações em azul serão as faixas que as pessoas terão que utilizar.

A Imprensa Aberta registrou alguns pedestres cruzando a rotatória onde antes havia as faixas e falou com uma das usuárias:

O que diz a lei

A Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1977 estabelece que a faixa de pedestre tem que ser implementada há 3 metros de distância da esquina para maior segurança do usuário. Assim como o pedestre tem que seguir algumas regras pré-estabelecidas nesta mesma Lei, no Art. 29: para cruzar a pista o pedestre deverá tomar as seguintes precauções de segurança, levar em conta principalmente a visibilidade, à distância e a velocidade dos veículos, utilizar sempre as faixas ou passagem a ele destinada, sempre que estas existirem numa distância de até 50 metros dele.

Veja aqui alguns exemplos de como as faixas são implementadas nas rotatórias.

Manutenção das faixas de pedestres

A Imprensa Aberta, andando pelas ruas da cidade, percebeu que está faltando manutenção em diversas faixas de pedestres, afinal elas estão quase sumindo devido à falta de pintura.

Um morador do bairro Potiguara entrou em contato com nossa equipe e registrou vários pontos que confirmam a necessidade de manutenção, não só nas sinalizações para pedestres, mas também para motoristas. Ele até relatou um acidente que aconteceu há menos de um mês entre uma moto e um carro, devido à falta de sinalização.

Questionamos a prefeitura sobre o reparo das faixas, eles disseram que o ‘Departamento de Sinalização Viária realiza diariamente implantação e revitalização de sinalização viária. De janeiro até hoje, já foi realizada pintura viária principalmente de faixas de pedestres próximas de polos geradores como UPA / PAM / Escolas:

– Emef Dr Francisco Ursaia;
– EE Profa Rosa Maria Madeira Marques Freire;
– Emef Monsenhor Camilo Ferrarini;
– EE Pery Guarani Blackman;
– Emei Prudente de Moraes;
– Emef Profa Aparecida Beatriz Cristofoletti Pionti;
– Creche Municipal Teresa de Ávila;
– Creche Municipal Santa Rita de Cássia;
– Creche Municipal Profa Ildecy Alves dos Santos Nunes;
– Emef Prof. Firmino Octávio do Espírito Santo Junior;
– Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM) – Parque Industrial;
– UPA 24 horas – Nossa Senhora Aparecida;

E acrescentaram: Além dos bairros inteiros: Parque Industrial, Parque América, Avenida Eugenn Wissmann, Avenida Herculano de Godoy, Jardim Europa, Vila Martins, Vila Vivenda, Jardim União e pintura de lombadas e vagas especiais de deficientes, idosos, vans e ônibus.

Alguns dos pontos listados não aparentam ter passado por revitalização, outros, a equipe da Imprensa Aberta vai analisar. Caso você leitor discorde do que foi listado ou sua região necessite de revitalização, entre em contato conosco.

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

48 Comments

Deixe um comentário

UA-161415575-1