A ação integra as atividades de democratização do acesso à cultura e à arte, promovendo o direito à infância, ao conhecimento e à criação simbólica
O Museu Fama foi palco da ação cultural “O Pequeno Aviador na Terra dos Gigantes”, que contou com a participação de crianças atendidas pelos CRAS Recriança, CRAS PIPA, CRAS Promai e grupo Bumba Meu Boi, proporcionando uma vivência voltada à promoção da leitura, da imaginação e da expressão artística. A ação ocorreu nos dias 5 e 6 de maio.
A assessoria da instituição disse ao Imprensa Aberta que a iniciativa partiu do Museu Fama, a partir do seu Núcleo de Ação Educativa, que é responsável pelas ações educativas e culturais relacionadas ao seu acervo e/ou exposições, assim como temas de interesse do museu. A Prefeitura da Estância Turística de Itu participou disponibilizando os recursos por meio do Edital nº 122/2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Como foi a ação cultural?
A programação contou com uma leitura interativa da obra ‘O Pequeno Príncipe’, conectando o universo poético do livro aos feitos do aviador Santos Dumont, por meio de uma narrativa envolvente e educativa. Em seguida, os estudantes, com idade entre 10 a 14 anos, foram convidados a expressar suas percepções em uma oficina artística colaborativa, onde cada um contribuiu para a criação de uma obra de arte em grande formato, em forma de quebra-cabeça. A proposta foi construir, em conjunto, a imagem simbólica do 14-Bis, aeronave histórica de Santos Dumont, promovendo valores como cooperação, pertencimento e valorização da cultura nacional.
A ação integra as atividades de democratização do acesso à cultura e à arte, promovendo o direito à infância, ao conhecimento e à criação simbólica em ambientes inspiradores como o Museu Fama.
*Catherine Teles
Braun Comunicação Integrada