Método reduz transação de 10 para 4 passos e diminui o risco de abandono de carrinho
Faltando poucos dias para o Natal, o varejo vem se preparando para alavancar as vendas no período, que neste ano tem oportunidades potencializadas pela proximidade da Copa do Mundo. Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), datas como Natal devem aumentar as vendas do segundo semestre em 12%, na comparação com o primeiro semestre de 2022, e devem injetar mais de R$ 20 bilhões na economia. E uma das expectativas para o Natal que deve estar no radar dos lojistas é uma mudança nas preferências do consumidor em relação aos meios de pagamento no e-commerce, com um crescimento do Pix.
“Até o ano passado, o público optou prioritariamente pelo cartão de crédito nas compras online, mas, ao longo deste ano, foi constatado um crescimento exponencial do Pix. Por isso, a expectativa é que esse meio de pagamento cresça em datas de alta demanda para o varejo”, destaca Lorain Pazzetto, Head de Open Finance da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente. O Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos confirma a tendência. Segundo o levantamento, o Pix tem potencial para alcançar 92% dos pagamentos de compras online até julho de 2023.
Iniciador de pagamento garante experiência simplificada
Nesse cenário, e já de olho no Natal, a grande promessa do mercado são os Iniciadores de Pagamentos. O serviço foi introduzido pela terceira fase do Open Banking e possibilita a iniciação de um pagamento via Pix diretamente de qualquer plataforma online, ou seja, o consumidor não precisa entrar no aplicativo dos bancos para realizar a transação. Com isso, reduz de 10 para até 4 passos o pagamento via Pix no e-commerce.
Recentemente, a FCamara apresentou ao mercado seu Iniciador de Pagamentos, que tem o BTG Pactual como principal apoiador e o diferencial de ser integrado às grandes plataformas de e-commerce, como a VTEX. “É uma solução que simplifica a jornada de compra e traz diversos benefícios, como uma experiência mais fluida e redução de até 50% no tempo de checkout. Isso também leva a uma redução no risco de abandono de carrinho”, finaliza o especialista.
Sobre a FCamara
A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializada, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos.
Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Hoje, o grupo conta com mais de 1.300 profissionais, filiais no Brasil, Portugal e Inglaterra e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais: www.fcamara.com
*FCAMARA / Agência NoAr