A Press Manager, empresa pioneira na tecnologia para unir as duas pontas do mercado da comunicação traz à tona a discussão: porque assessores e jornalistas ainda têm tanto problema para se entender? E onde entra o papel do mailing nessa realidade?
Desde que o papel do assessor de imprensa existe e era delegado à área de relações públicas e mesmo quando passou a ser uma função a mais de muitos jornalistas que saíram das redações para o outro lado do “balcão”, vender pauta é uma questão delicada. De um lado, alguém que precisa de informações e fontes, do outro, alguém que tem esses dados e quem possa falar por eles. E, mesmo assim, ao invés de trabalharem em conjunto, muitas vezes assessores e jornalistas parecem estar mesmo em “lados opostos”.
“Aqui na Press Manager, temos, desde o começo, o objetivo de facilitar a vida de ambos os lados dessa corrente”, explica Eduardo Rocha, CEO da companhia. Somos a primeira startup da área de PR a pensar em estratégias de gestão que não apenas facilitem o dia a dia das agências, mas que exatamente tornem esse ‘diálogo’ entre jornalistas de redação e assessores mais amigáveis”.
O Press Voice foi uma dessas iniciativas. O app é 100% gratuito, jornalistas de qualquer veículo podem se cadastrar, elencar palavras-chave e editorias e receber informações que digam respeito SOMENTE àqueles assuntos. Ainda assim, muitas redações ainda continuam apostando no recebimento de pautas por email. E qual o custo disso?
“Caixas de email lotadas e muitas reclamações de que as pautas que chegam não necessariamente têm a ver com o veículo ou editoria em questão”, explica Eduardo. Ele indica alguns motivos que podem levar a essa realidade:
1. A falta de precisão nas editorias informadas no mailing
“Aqui, na Press Manager, atualizamos constantemente o mailing diretamente com as redações. Mas, caso as editorias informadas forem muito genéricas, vão acabar recebendo todo tipo de pauta, das mais relevantes às mais insignificantes para o veículo em questão”, explica Eduardo. Ser cada vez mais preciso no assunto que deseja abordar é um ótimo passo para diminuir esses problemas de acúmulo de pautas x falta de tempo.
2. A falta de foco do próprio veículo
Com a internet sendo, hoje, o meio de maior propagação de notícias, fica mais fácil que o próprio veículo possa fechar mais o cerco de assuntos que deseja abordar. Se eu quero falar de tudo, vou acabar tendo que receber todo tipo de assunto. “Ter um foco ajuda a aprimorar a relação com os assessores e a ter um número mais assertivo de pautas para o veículo”, lembra Eduardo.
3. A necessidade de resultado por parte das agências
Muitas assessorias, tendo que apresentar resultados a seus clientes, apostam no “e se?” e acabam mandando o release para qualquer editoria, sem prestar atenção em questões como tempo escasso, dificuldade de análise de informações e, claro, caixas de email tão cheias que, muitas vezes, as pautas relevantes para o veículo acabam sendo perdidas.
“Essa falta de sincronicidade acaba sendo um fator que atrapalha a relação entre a imprensa e os assessores”, lembra Eduardo, que explica: o que estamos fazendo é tentando, de todas as formas possíveis, melhorar esse timing, e o Press Voice se torna uma ferramenta extremamente relevante nesse sentido, porque evita o contato desnecessário e aumenta o refinamento do que é recebido pelo jornalista ou do que ele encontra na busca.
Quer saber mais sobre o Press Voice? Acesse: https://app.pressvoice.com.br
Sobre a Press Manager
Primeira startup voltada exclusivamente para o mercado de PR, a Press Manager lançou o conceito de gestão integrada para empresas de comunicação. Hoje, é a única que oferece todos os serviços necessários para o trabalho online, de acompanhamento de campanhas a relatórios customizados. Agrega, hoje, mais de 2 mil clientes, entre assinantes e usuários do plano gratuito, e mais de 55 mil jornalistas e blogueiros em sua base. A empresa também foi a primeira a lançar um app exclusivo para jornalistas, o Press Voice, que permite consultar o banco de fontes com milhares de especialistas cadastrados pelos assessores e solicitar informações, entrevistas por meio de contato em tempo real com as agências.