A Fraternidade sem Fronteiras acolhe 34 mil pessoas em oito países e oferece 529 mil refeições por dia
A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) apresentou, nos dias 11,12 e 13 de novembro, o trabalho realizado em 11 projetos de ajuda humanitária desenvolvido em oito países durante o V Encontro Fraternidade sem Fronteiras, em Uberlândia- MG.
“Estamos na quinta edição deste evento que reúne pessoas dispostas a querer agir e servir pelo bem coletivo nos lugares mais desafiadores do mundo”, resume o fundador-presidente da FSF, Wagner Moura Gomes.
Durante os três dias de evento, os 11 projetos da FSF foram apresentados em diferentes painéis e com a participação dos coordenadores, voluntários e acolhidos de cada um deles.
“É a oportunidade para que as pessoas possam saber, ver e sentir o que estamos fazendo e quais as nossas principais necessidades e desafios para que mais pessoas sejam acolhidas”, afirma a coordenadora do Projeto Nação Ubuntu, no Malawi, Clarissa Paz, que vai apresentar sobre o acolhimento a refugiados, no primeiro dia de evento.
Atualmente, as iniciativas de ajuda estão em oito países: Brasil, Moçambique, Malawi, Madagascar, Senegal, República Democrática do Congo, Estados Unidos e Haiti. Em cada país, a ajuda é de uma forma, de acordo com a realidade local, que vai desde acesso à educação, à alimentação e à saúde. Por mês, são oferecidas 529 mil refeições em 74 polos de trabalho.
“Qualquer pessoa no mundo pode fazer parte da nossa causa de fraternidade e amor. Há várias formas de ajudar e no Encontro mostramos as diferentes maneiras de contribuição, desde doações mensais, trabalho voluntário, divulgação da causa e principalmente, os resultados de transformação na vida de cada acolhido”, explica Wagner.
Sobre o Encontro Fraternidade sem Fronteiras – A quinta edição do evento reservou três dias para falar de fraternidade e incentivar a sua prática por meio de palestras, diálogos inter-religiosos e ainda depoimentos e reflexões, de acolhidos e líderes dos projetos da ONG. Pelo menos 6 mil pessoas já participaram das edições anteriores realizadas em Campinas – SP, Campo Grande – MS, Belo Horizonte e a última, devido à pandemia, em uma transmissão on-line pelas redes sociais da FSF. O evento já contou com a participação de nomes como Divaldo Franco, Rossandro Klinjey, André Trigueiro, Irmã Aíla Pinheiro, Haroldo Dutra Dias, Monja Coen, DJ Alok, Xuxa, Caçadores de Bons Exemplos, entre outros.