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Pacientes reclamam da demora para serem atendidos no Hospital Monte Serrat

Na noite do dia 10/03 (terça-feira), o Imprensa Aberta esteve no Hospital Monte Serrat, em Salto, devido a reclamações de uma paciente que chegou ao pronto atendimento (P.A) às 14h30, com dores no peito, mas, segundo ela, até às 19h, não tinha sido atendida.

Pelo acesso do pronto atendimento, via-se a recepção repleta de pessoas. Algumas recém chegadas, outras que já aguardavam há algumas horas para a triagem. As quais, em seguida, seriam encaminhadas para consulta. Ao abordar os pacientes que passaram por consulta e foram medicados, eles se mostravam impacientes e irritados, reclamando da demora. A maioria deles usavam uma pulseira azul, que indica atendimento ‘não urgente’, cujo o tempo médio de espera é de quatro horas.

Cerca de uma hora depois, quatro vereadores da cidade chegaram ao hospital, a pedido das pessoas que já tinham passado pela triagem, mas aguardavam atendimento. Eles as ouviram, fizeram perguntas e aguardaram os responsáveis da administração para saber o porquê da demora.

O Imprensa Aberta conversou com a Fátima, que levou sua mãe de 84 anos, pois estava com gripe. Fátima disse que além da demora, tem a falta de atenção dos enfermeiros e médicos. “Tinha uma criança com dengue, a mãe falou pra mim, chegou 10h e foi atendida agora (21h)”. Na opinião dela, o hospital funcionava melhor quando estava sob a administração do grupo São Camilo: “Eu gostava do São Camilo, era bom, não era ótimo, mas era bom”.

Desde dezembro de 2019 a gestão do hospital está com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH).

A administração fala

Por cerca de quarenta minutos, os vereadores conversaram com uma das responsáveis da administração do hospital, com o secretário de saúde de Salto, Fernando Amâncio de Camargo e com a coordenadora da enfermagem. Ao fim da reunião, alguns dos edis voltaram a falar com as pessoas, outros fizeram vídeos comentando o ocorrido e um deles disse: “Disseram que está tudo bem”.

O Imprensa Aberta também se reuniu com o secretário, com a administradora e com a coordenadora. Eles fizeram um balanço médio do número de pessoas que têm buscado atendimento. E, em resumo, disseram que a maioria das pessoas poderiam ser atendidas nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), Postos de Saúde e AMA’s (Assistência Médica Ambulatorial) da cidade, afinal a maioria dos casos não era de urgência, fato que reduziria a quantidade de atendidos diariamente e não causaria demora.

De acordo com a assessoria do hospital Monte Serrat, a média de atendimentos dos últimos três meses foi de 410 pacientes por dia no P.A, sem contar os eletivos do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico.

*Na recepção, uma das atendentes informou que naquele dia (10/03) já haviam sido atendidas 420 pessoas até às 22hs. E no dia anterior o número foi maior, 531.*

Ainda segundo a assessoria, os indicadores do SAC (Serviço de atendimento ao consumidor) apontam uma média de 90,43% de satisfação dos clientes ‘de modo geral’.

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