Diariamente olhamos em nossos smartphones, que oferecem centenas de milhões de informações, para ver a hora, mensagens de whatsapp, notificações de redes sociais, ler e-mails e, também, para saber do clima. Em menos de um minuto é possível saber a previsão dos próximos 15 dias.
Ter essas informações ajuda a nos prepararmos para o que está por vir. Imagine se fosse possível prever a ação de agentes patógenos causadores das mais diversas doenças. A Microsoft desenvolveu um sistema cujo intuito é esse. É o ‘Microsoft Premonition’.
‘Microsoft Premonition é um sistema avançado de alerta precoce que combina plataformas de detecção robótica, inteligência artificial, análise preditiva e metagenômica em escala de nuvem para monitorar de forma autônoma animais portadores de doenças, como mosquitos, coletar amostras ambientais de forma robotizada e, em seguida, examiná-los genomicamente em busca de ameaças biológicas’.
“O Microsoft Premonition muda o paradigma de reagir a patógenos conhecidos para continuamente procurá-los conforme eles evoluem”, diz Ethan Jackson, diretor sênior do Microsoft Premonition. “Esses sinais podem nos ajudar a identificar ameaças potenciais mais cedo, responder mais rápido e desenvolver novas intervenções antes que ocorram surtos.”
Para obter as informações e criar as previsões do tempo é necessária uma rede global de sensores de estações meteorológicas, análises de dados avançadas e supercomputadores modernos. O ‘Microsoft Premonition’ está montando essa rede global para ‘prever a distribuição e evolução de micróbios, vírus e animais transmissores de doenças no bioma da Terra’.
Leia mais aqui