Visando conscientização ambiental e reaproveitamento criativo, aulas serão voltadas para adolescentes e se iniciam no próximo dia 11
Com o avanço acelerado da tecnologia, o consumo de aparelhos como celulares, computadores e baterias aumentou de forma significativa, levando a um descarte crescente e preocupante. Somente no Brasil são geradas 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, colocando o país na 5ª posição mundial entre os maiores produtores desse tipo de resíduo. Segundo dados do setor, menos de 3% desse total é reciclado.
A partir deste cenário, o projeto E-lixo se propõe a despertar uma nova consciência ambiental e artística nos participantes, permitindo que enxerguem o potencial dos materiais descartados. Em Itu, serão oferecidas 25 vagas para oficinas gratuitas que, além de abordar os problemas causados pelo descarte incorreto de materiais eletrônicos, incentivam a reutilização criativa desses resíduos.
As aulas acontecerão semanalmente no CRAS III – Promai, com duração aproximada de três meses, totalizando 24 horas. Voltadas exclusivamente para jovens a partir dos 12 anos, as oficinas incluem disciplinas como fotografia, desenho em HQ e grafite para promover a criação de verdadeiras obras de arte a partir de materiais reciclados. “Mais do que promover a conscientização ambiental, as oficinas são uma oportunidade para jovens desenvolverem habilidades artísticas e criativas, enxergando o lixo eletrônico como matéria-prima para novas criações. Essa iniciativa também se coloca como uma oportunidade valiosa para fomentar a conscientização sobre a importância da reciclagem eletrônica, além de permitir que os participantes se vejam como protagonistas na transformação de resíduos em arte”, destaca Patrícia Santos, gestora da Renovarte.
Ao final do curso, os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos, a fim de reforçar a importância da reciclagem e do reaproveitamento criativo.
Financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com apoio do ProAC ICMS e patrocínio da empresa Cobrecom, o projeto E-lixo tem produção da Renovarte Produtora Cultural – empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet em parceria com a empresa Núcleo Cultural.
ACESSIBILIDADE: Alunos PCD´s e neuro divergentes receberão materiais acessíveis e terão acompanhamento de profissionais qualificados durante toda execução do Projeto.
SERVIÇO
Projeto E-Lixo
Início das aulas: 11/09 – duração 3 meses
Horário: 16h30 às 18h30
Onde: CRAS III – Promai I
Endereço: Avenida Dr. Ulisses de Moraes, 497 – Núcleo Habitacional São Judas Tadeu, Itu (SP) Inscrição: No próprio Cras – de segunda a sexta das 8h às 17h
Assessora de comunicação
Samanta De Martino
(19) 97413 6406



