• Home
  • Brasil
  • Um pouco sobre o Dia da Imprensa e sua relevância global

Um pouco sobre o Dia da Imprensa e sua relevância global

A imprensa e todas suas vertentes foram e sempre serão atacadas pelo fato de buscar e mostrar a verdade

O Dia de Imprensa é comemorado no dia 1 de junho no Brasil. A data foi escolhida por ser o dia em que se iniciou a veiculação do jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, em 1808. Três meses antes, ele era distribuído de forma clandestina.

Mas nem sempre foi assim. Antes da Lei Ln.º 9.831 de 1999, que declarou o dia 1 de junho como a data oficial da imprensa, o dia era comemorado em 10 de setembro, pois neste mesmo dia em 1808 ocorreu a primeira distribuição do Jornal Gazeta no Rio de Janeiro, que trazia notícias da corte na época – ADNEWS.

A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.

Quando mencionamos “imprensa” estamos incluindo os jornais e revistas, rádio e televisão. Este meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.

Na época da Ditadura Militar por exemplo, sofria constante censura, ainda assim, podemos ver casos atuais da própria democracia o reflexo da autocensura.

Neste caso de autocensura, podemos listar diversos jornais impressos que não publicam determinadas notícias para não prejudicar grupos econômicos ou políticos que se voltaria contra o periódico.

Quarto Poder

O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos a chamam de “Quarto Poder” em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo.

Por isso, nas ditaduras, a primeira medida que o governo toma é controlar a imprensa através da censura ou do fechamento dos meios de comunicação.

Por outro lado, nas democracias, vive-se muitas vezes a auto-censura, e às vezes, um jornal não publica determinadas matérias por questões de financiamento empresarial (investidores e anunciantes), pressão política e até interesses de dentro das redações.

Liberdade de Imprensa

A forma mais fácil de dominar uma nação é a desinformação, ou informação manipulada, por isso quanto mais controle o governo tiver sobre a mídia, mais fácil atingir seus objetivos”. Tamy Henrique Reis Gomes

Não se pode falar em “liberdade de expressão” de uma imprensa que divulga apenas fatos transitados e julgados, isso não é imprensa, é mural de informações”. Janicelio

Eficiência do poder público, transparência e liberdade de imprensa – especialmente de imprensa – são remédios para a construção de sociedades prósperas e de elevados padrões éticos”. Miral Pereira dos Santos

*Com conteúdos colhidos na web

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

44 Comments

Deixe um comentário

UA-161415575-1