É isso que fazem os protagonistas do novo documentário da Repórter Brasil, “Pau d’Arco”. O filme estreia neste sábado (5) no Festival É Tudo Verdade como parte da mostra “O Estado das Coisas”, e terá outras 3 sessões no festival, em São Paulo e no Rio.
Foram 13 viagens a campo e sete anos de investigação para retratar a vida de um trabalhador rural e um advogado que se uniram para denunciar os policiais civis e militares responsáveis pela morte de dez sem-terras em uma fazenda ocupada no sudeste do Pará. O episódio aconteceu em 2017 e ficou conhecido como a “chacina de Pau d’Arco” – um dos maiores massacres rurais do país.
Fernando é trabalhador rural, homem gay e principal testemunha a depor contra a polícia. Foi o primeiro a ter coragem de falar sobre o episódio e o único sobrevivente da chacina que não esconde sua identidade.
Ainda em choque, Fernando conta detalhes sobre como a polícia matou seu namorado e torturou seus colegas antes de executá-los. Mais tarde, sua fala foi corroborada pela perícia e pela delação de dois policiais civis que participaram das execuções.
Vargas, advogado de Fernando e de outros sobreviventes da chacina, saiu do Paraná para trabalhar no escritório de advocacia do seu pai. Seu idealismo o colocou no centro deste caso, obrigando sua esposa e filhas a deixarem o Pará.
O filme acompanha o advogado em sua intimidade e em reuniões e audiências sobre ordens de despejo, onde ele defende os sem-terra tanto na luta por justiça quanto no direito à terra.
Flertando com o gênero ‘true crime’, a estética incorpora elementos da câmera na mão do jornalismo investigativo com uma fotografia de cinema que se aprimorou em captar a paisagem do sudeste do Pará. O documentário foi filmado entre 2017 e 2024.
Com direção dessa que vos escreve, o filme é uma coprodução da Repórter Brasil e da Amana Cine. A sessão de estreia será aberta ao público, seguida de um debate comigo e com o advogado José Vargas Jr., um dos protagonistas do filme.
Assista o trailer!
Em tempo: esta é a terceira vez que a Repórter Brasil tem um documentário selecionado para o É Tudo Verdade, o mais prestigiado festival do gênero da América Latina e evento classificatório para o Oscar. Taí uma prova da seriedade das nossas produções jornalísticas — e cinematográficas!
Confira a estreia no festival É Tudo Verdade
São Paulo:
📍 05/04 sábado, 19h30 – Cinemateca Sessão com debate
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
📍 10/04 quinta, 20h30 – IMS (Instituto Moreira Salles)
Avenida Paulista, 2024
Rio de Janeiro:
📍 12/04 sábado, 18h30 – Estação Net Botafogo Sessão com debate
Rua Voluntários da Pátria, 88
📍 13/04 domingo, 16h – Estação Net Rio
Rua Voluntários da Pátria, 35
* As sessões são abertas e gratuitas. Retirada de ingressos no local a partir de 1 hora antes
Ana Aranha
Coordenadora de projetos especiais