• Home
  • Brasil
  • Brasil reage à crise e gera oportunidades para volta ao mercado de trabalho

Brasil reage à crise e gera oportunidades para volta ao mercado de trabalho

Com números animadores registrados pelo país desde o início do ano, M1 Alta Gerência é uma opção para executivos seniores em busca de recolocação

A economia global ainda enfrenta enormes desafios provocados por uma “tempestade perfeita” que afetou linhas de produção, provocou desabastecimento e gerou recordes históricos de inflação em diversos países. O Brasil não escapou de problemas que surgiram durante a pandemia da Covid-19 e que se agravaram com a guerra no Leste Europeu, mas dá claros e fortes sinais de recuperação. O saldo de contratações no primeiro trimestre de 2022 foi de 66,7% em comparação com março de 2020, período que antecedeu a crise de saúde mundial.

É nesse cenário de retomada de crescimento que a M1 Alta Gerência se posiciona como uma opção para profissionais especializados que buscam recolocação nos mais diversos setores do mercado.

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que de janeiro a maio foram registradas mais de 1 milhão de novas contratações. Só em maio foram criadas 277.018 novas vagas com carteira assinada. O saldo de novos postos de trabalho em 2022, desde o início do ano, e já projetando junho, deve fechar o semestre em mais de 1 milhão e 200 mil novas vagas. Significa uma economia com crescimento do PIB num ritmo de quase 2 % este ano, resultados superlativos para quem duvidou da reação brasileira frente aos problemas globais.

“Os cargos com sinais de alta nas contratações nos próximos meses serão CEO (Chief Executive Officer), finanças e RI (Relacionamento com Investidores), logística e distribuição, suprimentos, TI (Tecnologia da Informação), RH (Recursos Humanos), gestão de eventos e hotelaria e cargos industriais voltados para bens de consumo semiduráveis, manufatura de produtos seriados (produzidos em série), equipamentos de transporte em geral e implementos agrícolas”, avalia o consultor de carreira Adilson Mirante, presidente e fundador da M1 Alta Gerência.

A M1 atua em quatro áreas: recolocação de executivos de média e alta gerência, seleção de executivos, coaching executivo e mentoring de carreira. Na primeira delas, a empresa oferece um programa que abrange o planejamento de vida pessoal e profissional, análise de mercado, busca e abordagem de vagas, empresas e headhunters, apoio pós-carreira e sessões de coaching.

Já na seleção executiva, a M1 orienta a empresa contratante sobre práticas de salário e benefícios de mercado, análise de potencial dos candidatos e consulta de referências daquele que vier a ser escolhido. Todo esse trabalho é conduzido por um sócio-diretor e um consultor de seleção da M1 Alta Gerência.

Na área de coaching executivo, o cliente adquire novas competências, como flexibilidade para lidar com mudanças e imprevistos, aumento da autoconfiança, melhor percepção do ambiente e otimização do processo de feedback, entre outros.

Por fim, a M1 oferece uma excelente ferramenta de desenvolvimento profissional. No mentoring de carreira, o mentor compartilha seus conhecimentos e experiências e orienta o profissional a lidar com os desafios de sua carreira. Ele transmite seu know-how, responde a dúvidas e orienta o mentorado sobre tendências e novas exigências do mercado, como demandas tecnológicas e a capacidade de agregar valor à empresa.

“Só atendemos executivos seniores e somos uma boutique com atendimento conduzido por sócios de altíssimo nível de especialização, todos executivos de multinacionais”, detalha Mirante. O presidente da M1 Alta Gerência destaca a experiência e qualidade reconhecida dos responsáveis pelas quatro áreas de atendimento da empresa: “O diretor de recolocação está entre os melhores conselheiros de carreira do país, com 30 anos de experiência na área. O diretor de seleção trabalha com seleção executiva para o segmento industrial há 20 anos. A diretoria de coaching é doutora em coaching executivo, com 30 anos de carreira em multinacionais. E o diretor de mentoring trabalha há 45 anos em multinacionais e consultoria estratégica”.

Sobre Adilson Mirante

Psicólogo organizacional, formado pela PUC Campinas, com carreira em gerência e diretoria de RH de multinacionais como Danone, Citrossuco, Globo Cochrane e Stream International. Tornou-se diretor de RH aos 28 anos. Montou políticas e estruturas de RH em nove plantas novas e startups de fábricas e estruturas corporativas. É especialista em gestão estratégica de RH, negociações sindicais, desenvolvimento gerencial, mentoring e aconselhamento de carreira. Aos 39 anos montou uma empresa de recolocação, a Porto Aranha & Mirante, que viria a se transformar numa das maiores empresas de recolocação do país, sob a marca Korum. É presidente e fundador da M1 Alta Gerência, especializada em recolocação de executivos média e alta gerência.

Sobre a M1 Alta Gerência

A M1 Alta Gerência é especializada no atendimento de corporações em suas necessidades de desligamento, quando é necessário uma intervenção e apoio de especialistas nas demissões individuais ou coletivas. A empresa oferece também programas para pessoas físicas e orientação na transição de carreira. A assessoria da M1 para recolocação corporativa conta com programas que compreendem planejamento de vida pessoal e profissional, análise de mercado e contatos chave, busca e abordagem de vagas, empresas e headhunters, apoio pós-carreira e sessões de coaching.

Presidente-Fundador da M1, Adilson Miranda

Folder M1

Gisele Bianchi – Gerente de Recolocação da M1

Informações para a imprensa: Kátia Nunes – (19) 99751-0555/ comunicacao@antoniamariazogaeb.com.br

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

60 Comments

Deixe um comentário

UA-161415575-1