• Home
  • Social
  • Criança de 8 anos faz aniversário e troca presentes por doações ao Projeto Nação Ubuntu, da Fraternidade sem Fronteiras

Criança de 8 anos faz aniversário e troca presentes por doações ao Projeto Nação Ubuntu, da Fraternidade sem Fronteiras

Marco Antônio Alves completou 8 anos no último sábado, 30 de julho, com uma festa para comemorar com a família e amigos. O que foi inusitado para a idade dele, foi o que ele pediu de presente para os convidados: doações para as famílias que vivem no Campo de Refugiados de Dzaleka, no Malawi, África, e são acolhidas pelo Projeto Nação Ubuntu, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF).

“Eu chamei alguns amigos, eu e meu irmão pensamos em trocar os brinquedos pelo dinheiro. A gente ficou feliz em ajudar famílias que passaram por várias dificuldades e a gente conseguiu ajudar na alimentação delas”, conta Marco Antônio.

O pai dele, o médico oftalmologista, Paulo Gustavo Alves, é padrinho da FSF e esteve como voluntário durante 15 dias, no mês de julho, no Projeto Nação Ubuntu, fazendo atendimentos e doando óculos de grau em uma Caravana da Saúde da Fraternidade sem Fronteiras. Na volta da viagem, em vários momentos, a família se reuniu para ouvir os relatos e ver os registros da viagem.

Paulo e a esposa, começaram a instigar nos três filhos, Marco Antônio, João Paulo e Rafaela, a vontade de agir para ajudar a transformar a realidade das pessoas daquele lugar. E apesar do aniversariante ser o Marco Antônio, a ação veio da união entre os irmãos. “Nós (os pais) poderíamos fazer, dar o dinheiro para eles doarem, mas aí não teria mérito algum. O mérito é eles fazerem a ação de abrir mão de alguma coisa, no caso deles os presentes. Era importante para eles esse movimento”, explicou Paulo.

Ao todo, foram arrecadados R$2.512. O valor já foi depositado e será utilizado para ajudar nas necessidades do Projeto. Por meio dessa iniciativa, a família quer incentivar outras crianças para o sentimento de fraternidade e amor ao próximo. “Essa ação me tocou muito para ajudar e estamos incentivando que outras pessoas possam fazer o mesmo”, concluiu João Paulo.

Sobre o Projeto Nação Ubuntu – No Malawi, o Projeto Nação Ubuntu, desde setembro de 2018, tem o objetivo de mudar as histórias de vida e oferecer às crianças, jovens e toda a população de refugiados e malawianos em situação de vulnerabilidade um novo modelo de vida – uma nova oportunidade. Além da escola, são oferecidas oficinas de trabalho com biocarvão, costura e produção de sabão. As obras no local são para a construção de escolas e casas. Atualmente, 350 crianças estudam graças à FSF, 78 famílias têm casa própria e 180 mulheres mãe solo têm trabalho digno. Apadrinhe!

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 74 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Por Taemã Oliveira, assistente de comunicação FSF

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

56 Comments

Deixe um comentário

UA-161415575-1