• Home
  • Itu
  • Decreto da Secretaria Municipal de Justiça determina saída da CRIA Brasil do Ginásio de Esportes Prudente de Moraes
InItu

Decreto da Secretaria Municipal de Justiça determina saída da CRIA Brasil do Ginásio de Esportes Prudente de Moraes

Integrantes da entidade acreditam que decreto é retaliação após denúncias registradas no Ministério Público em direito aos P.c.Ds

A CRIA Brasil começou o ano com um desafio para seus gestores; encontrar um novo local para desenvolver suas atividades diante do decreto, assinado pelo prefeito Guilherme Gazzola, exigindo a desocupação da ‘área pública’ (sala), localizada no Ginásio de Esportes Prudente de Moraes, sede administrativa da entidade.

Há 12 anos, a CRIA Brasil utiliza o espaço, cedido pelo decreto Nº 1.406/2011, para a inclusão de Pessoas com e sem Deficiência através do esporte.

Na última semana, dia 14, o presidente da entidade, Armando Buch Pastoriza, recebeu o decreto Nº 3.707, publicado em 30 de junho de 2021, revogando o primeiro, e exigindo a desocupação da sala em até 72 horas.

O fato causou espanto à diretoria da CRIA e pediu na Secretaria de Justiça mais 30 (trinta) dias até encontrar um espaço adaptado para P.c.Ds e materiais devido ao volume de equipamentos e acessórios em geral. Até esta data a Secretaria de Justiça não se manifestou.

As denúncias (questionamentos) originaram abertura de inquérito no Ministério Público.

Não vão nos calar, a CRIA Brasil esteve em 2021 na Câmara dos Vereadores, em Tribuna Livre, denunciando este e outros danos causados às pessoas com deficiência de Itu e continuará, dentro da legalidade, defendendo os Direitos da Pessoa com Deficiência estabelecidos na nossa Constituição e na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Um dia teremos um Mundo mais Empático e Inclusivo, a luta não é em vão”, enfatiza Armando.

Sem acesso

Cerca de uma semana antes de receber o decreto, o presidente da CRIA Brasil e a segunda secretária, Fabiana Pereira (def. visual), não conseguiram entrar na sede administrativa da entidade, pois o portão estava trancado com cadeado, a 2 (dois) metros de altura.

Parece uma retaliação devido nossos questionamentos sobre a criação do boulevard na principal rua da cidade (Floriano Peixoto), que acabou com a acessibilidade dos P.c.Ds”, lamenta Armando. A discussão foi pauta da TV Tem na época.

Com intuito de conseguir mais apoiadores em defesa dos direito aos deficientes e da CRIA Brasil em si, foi criado um abaixo-assinado entitulado ‘Defesa de Direitos das P​.​c​.​Ds (Pessoas com Deficiência) Art​.​5º Constituição Federal 1988’. Acesse aqui.

Sobre a entidade

A CRIA Brasil foi fundada em 25 de agosto de 2008 por um grupo de atletas que há mais de 20 anos têm participado dos mais diversos eventos esportivos.

A linha-guia da entidade é levar a prática esportiva para a pessoas com deficiência ou não para todo o Brasil – Inclusão através do esporte.

A entidade é uma OSC (Organização da Sociedade Civil), pertencente ao terceiro setor.

Mídias: Facebook Instagram

Jornalismo independente de profundidade, de qualidade e isenção. Matérias, reportagens, entrevistas, artigos e análises sob uma perspectiva diferente

Deixe um comentário

UA-161415575-1